terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Aula não terá informática para 10 mil

Foi noticiado no JC do dia 11 (segunda-feira), rede Municipal de Ensino ficará sem aula de Informática, o motivo?
Segundo informações não haveria como prorogar os contratos, até o final do ano passado a ex- secretária Majô havia comentado que se as licitações ficassem bloqueadas os polos de informática ficariam parados, O prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) já esperava que os prazos para o cumprimento das regras legais de contratação por licitação provocariam a interrupção do programa.
A nova secretária da Educação,
Vera Caserio, afirma que ainda vai discutir o esta pauta e outras, "“Ainda não tive tempo de discutir a situação dos polos de informática, porque assumi agora e a prioridade é garantir professores e auxiliares em número suficiente para que todas as escolas e salas estejam assistidas no início das aulas. Não há tempo hábil para licitar e começar o programa de informática até fevereiro”, ponderou."
As salas de informática foram implantadas ainda no Goveno Nilson Costa em meados de 2000, elas sofreram com a falta de uso e monitores.

Empresa (ou) Estado



No início do ano passado, a Secretaria de Educação solicitou prorrogação do contrato, mas o Executivo decidiu que não havia margem legal para estender o termo em curso com a empresa Planeta Educação, Gráfica e Editora Ltda. Em julho de 2009, foi pedida abertura de nova licitação, com projeção de acréscimo de 10% na demanda, com o atendimento passando de 8.478 para 10.807 alunos.
A nova contratação esbarrou em divergência quanto ao formato. Para o governo, o serviço deveria estar atrelado a licenças de softwares para atender 484 computadores e não per capita/aluno, como vinha sendo executado. (Jornal da Cidade 11/01/10)

Bem, sabemos hoje que informática é indispensável para a profissionalização de alunos, Bauru é referência de Ensino no Estado e no País, como podemos aceitar tal condição, estamos diante do Estado que deveria prezar pela garantia de direito a educação, ou de uma Empresa que está cortando gastos para futuramente investir em empreendimentos?
A informática devia estar presente em 100% da rede de ensino público, não é pedir demais, você paga pra isso! Não é o Brasil o país do futuro! Não é isso que o prsidente (nossa ligação direta com o Federal) diz?
A educação não está sendo respeitada nesta gestão, a burocracia é enorme e os "desvios" de atenção são maiores ainda!
Hoje sabemos que no setor do comércio há uma deficiência em mão de obra qualificada e vejo que a prefeitura não esta nem ligando para a situação. Pense nisso na hora de pagar seu IPTU, pense se no futuro seus filhos, terão eles condições de ingressar em uma faculdade tendo como formação o abandonado ensino público?
Qual o país do futuro que não dá educação para seus cidadãos!?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este Post!